sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A arte de ouvir críticas




Saber ouvir elogios já é difícil, pois nem todos se consideram merecedores, imagine então, o quanto se torna delicada a discussão quando se trata de ouvir uma crítica. Não sou hipócrita a ponto de dizer que ouvir uma crítica em público é algo gostoso. Claro que não. Mas nem só de bons sabores a vida é feita. Embora a maioria de nós preferisse ser apenas aplaudido é notável o valor de um comentário a respeito de um aspecto negativo que pode ser corrigido desde que:
Primeiro, quem faz o comentário tenha o cuidado de não atingir pessoalmente o alvo da crítica e sim os aspectos que podem ser melhorados.
Segundo, quem ouve o comentário deve tentar engolir o remedinho amargo sem tornar-se vítima, sem assumir um papel de infalível ou ofendido. Essa não é a hora de tomar uma posição defensiva ou explicativa, é momento para ouvir para mais tarde avaliar, absorver algum proveito da experiência.
Quem consegue lidar dessa forma com as opiniões alheias constrói uma espécie de peneira emocional que vai selecionando os comentários que produzem crescimento daqueles destrutivos ou que não geram absolutamente nada. Só não pode ouvir críticas quem é muito obtuso para compreender sua importância ou quem é perfeito. Não há evolução para quem se considera perfeito. Portanto, há sabedoria em calar diante da crítica e saber dar-se um tempo para absorvê-la.
Existem sociedades que se organizam em cima do elogio fácil, não sincero e da bajulação. É uma falha, um erro. Pois reconhecer o mérito alheio é importante desde que sincero, calar muitas vezes é mais importante ainda, pois nem tudo merece ser comentado, mas, ser verdadeiro quanto a alguma atitude que pode ser melhorada é um ato de coragem.
Se o comentário não foi maldoso tenha a coragem de avaliá-lo sem reservas. Não pense que quem o emitiu está contra você. Faça da crítica uma oportunidade de melhorar-se em todos os aspectos possíveis. Muitas vezes somente um amigo de verdade tem a ousadia de mostrar-se contrário ou em desacordo com alguma atitude sua. Aplaudir é muito mais fácil e cômodo, entretanto, não imagino que possa trazer a mesma oportunidade de crescimento.
Saber ouvir e encarar críticas é prova de maturidade, inteligência, civilidade, elegância e pode ser desenvolvida em prol do próprio desenvolvimento tal como uma arte.